segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O império Mogul

Historia da India

O GRANDE IMPÉRIO MOGUL

Os indianos mais cultos, especialmente os guias turísticos, tem imenso orgulho da história dos imperadores Moguls, que reinaram na India por mais de 300 anos, entre  1526 até 1857. Voce quer deixar um indiano indignado, furioso ? Diga para ele que não sabia que existiu um Imperio Mongol na India, que Genghis Khan tinha conquistado a India. Eles não admitem que voce saiba algo sobre Genghis Khan e desconheça o grandioso Império Mogul, portanto, não confunda alhos com bugalhos.

Impressionante mesmo é que aqui no Brasil, a História Antiga ensinada nas escolas se concentra nas civilizações egipcias, no império romano, nos gregos,  alguma coisa sobre o império Mesopotâmio e as civilizações indígenas das Américas. Pouco sabemos sobre os grandes impérios Otomanos, o Khmer Rouge, o Imperio do Centro (China), o império Saudita,  o domínio Japones na Asia e Oceano Pacífico, o poderoso império Zulu,  etc, entra aí na relação dos excluídos (para a indignação indiana), o Grande Império Mogul.

Os primeiros imperadores Moguls constituiram o auge do Império. Foram eles :

1.Babur (1526-1530);
2. Humayun (1530-1556)
3. Akbar (1556-1605)
4. Jahangir (1605-1627)
5. Shah Jahan (1627-1658)  (pronuncia-se “Shiá Jarãn”)
6. Aurangzeb (1658-1707)

Após Aurangzeb, o Império Mogul entrou em declínio, até cair em 1857, banido pelos britânicos.

Quase todos os grandes monumentos  remanescentes na India foram construídos pelos imperadores Moguls, inclusive o Taj Mahal. Também a India teve seu grande período cultural durante este império. Os indianos falam do império Mogul com grande orgulho, e consideram esse período a grande época de ouro, o auge do país. Bons tempos aqueles…

 

Tourist Information

NOVA DELHI – TÚMULO DE HUMAYUN

 Rating Stars  - 4 of 6

Humayun (1508-1556) foi o segundo imperador Mogul. Sua viúva principal Haji Begum mandou construir esse estupendo mausoléu para abrigar o túmulo do falecido. Foi projetado e construido pelo arquiteto persa Mirak Mirza Guiyas. Atualmente uma réplica do sarcófogo original é mostrado ao público. O nosso guia explicou que o original e o de cujus estava sob o piso, abaixo da réplica, em local mais seguro. O monumento foi decretado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993. Diz-se que Shah Jahan inspirou-se neste mausoléu, e mandou construir o Taj Mahal.

O mausoléu situa-se no centro de um grande  jardim. Esse jardim é dividido por canais, em quatro partes iguais.

Humayun faleceu ao ajoelhar-se para orar no alto de uma escadaria. Ao abaixar-se, pisou nas suas próprias vestes, caiu e rolou escada abaixo.

DSC00775-New Delhi - Tumba de Humayun

DSC00778-New Delhi - Tumba de Humayun
“Sarcófago” de Humayun

DSC00777-New Delhi - Tumba de Humayun
Solange no mausoleu. Lá embaixo, os jardins

DSC00780-New Delhi - Tumba de Humayun

Humayun Tomb maquete
Maquete da Tumba de Humayun

Esse monumento me fez lembrar dessa musiquinha (Elis Regina) :

“Quando eu morrer me enterre na Lapinha
Calça, culote, palitó almofadinha “

Clique aqui para voltar ao indice deste blog