segunda-feira, 17 de outubro de 2011

The Beatles na India

 Na década de 60 o mundo sofria profundas transformações. Foi a época do grito de liberdade da juventude, da revolução, da mudança. O mundo ficou mais espiritual, psicodélico, drogado. E voltou os olhos para India, em busca da espiritualidade.

No meio deste caldeirão, os Beatles resolveram fazer seu retiro espiritual na India, mais precisamente na cidade de Rishikesh, aos pés do Himalaia.

Rishikesh é hoje considerada a “capital mundial” da Yoga.Ali se encontram inúmeros centros de Yoga. Também Rishikesh é sede da instituição centenária Kailash Ashram Brahmavidyapitham, dedicada aos estudos do hinduísmo védico.

The Beatles chegaram em Rishikesh em 1968, com suas esposas,  e ali permaneceram por 60 dias. Várias das suas canções sofreram influencia indiana. Escolheram para mestre espiritual o yogi Maharishi Mahesh, criador da técnica de Meditação Transcedental.

Deslumbrado,  o tal do yogi tentou tirar proveito financeiro dos ilustres discipulos. E também era taradão e tinha costume de assediar as alunas. Segundo más linguas, teria cantado todas as esposas do quarteto. Por esses motivos eles decidiram deixar a India.

Por outro lado, Maharishi  alega que ficou profundamente indigado pelo fato dos Beatles consumirem drogas no interior da sua Academia de Meditação e rompeu com o grupo.

Perguntado sobre a estadia na India, Lennon ironicamente respondeu apenas que “as férias na India foram muito boas”.

Algumas músicas sofreram influência desta viagem, introduzindo nelas mantras do Hare Krishna e intrumentos musicais indianos : ”Lucy in the sky with diamonds”, “I am the walrus”, “Norwegian wood” , “Across the universe”, “My sweet Lord” e outras.

Beatles em Rishikesh

 

CClique aqui para voltar ao indice